Convivência Segura

Convivência Segura

Projeto de Convivência Segura (PCS) será realizado para público externo em localidades na área de influência direta da Linha Alta Tensão 230Kv da empresa Vale compreendido promover comunidades sendo elas: Jacu, Alto Bonito, Rio Grande, Santo Antonio, Ananandiba, Vila Cabral, Vila Progresso, Mangue Seco I e Mangue Seco II. As atividades desse projeto serão desenvolvidas numa área de 1km a partir da faixa de servidão da linha de alta tensão 230Kv.

O público-alvo do Projeto de Convivência Segura estima comunitários residentes ou com aqueles que possuem algum tipo de benfeitoria próximo ou na área de servidão. Para esses realizaremos visitas pedagógicas individuais e encontros em grupo. O objetivo será de compartilhar orientações quanto aos cuidados necessários para conviver de maneira segura com as linhas de alta tensão e nos encontros identificar aptidões em geral para o desenvolvimento de possíveis atividades profissionais compatíveis com o mercado/realidade local e que possam ser desenvolvidas na faixa de servidão, sem expor os envolvidos a riscos. Ao final do projeto, de posse de todas as informações de moradores, donos de benfeitorias e aptidões de toda a extensão de 18km de linha de alta tensão, será possível também subsidiar plano de atendimento de emergência para que seja utilizado em caso de acidentes envolvendo as linhas de alta tensão.

Outro público-alvo será o infanto-juvenil com o desenvolvimento de palestras juntos as escolas municipais e estaduais localizadas nas imediações da linha de alta tensão. Esses jovens receberão material impresso educativo e devem ser sensibilizados quanto aos cuidados ao transitarem nas proximidades da linha de alta tensão, sobre o que é permitido, ou não, fazer nas proximidades das torres.

Entendendo que é necessário a efetivação dessas informações junto aos formadores de opinião locais tais como: agentes locais (públicos) farão parte desse PCS os agentes públicos da área da saúde, assistência social e líderes comunitários. Sendo que o intuito é torná-los multiplicadores das informações desse programa nos espaços que competem a sua atuação.