Comunidade Verde

Comunidade Verde

Com a implantação do Distrito Industrial e do Complexo portuário do Itaqui ocorreu uma grande atração de migrantes da zona rural da ilha e do interior do Estado. Por falta de uma política de habitação do Estado essas pessoas vão se alojando em áreas impróprias para habitação, gerando alguns problemas. Dentre esses problemas, chamam bastante atenção os grandes acúmulos de “lixões a céu aberto”, ocasionando sujeira, odores desagradáveis, doenças e outros riscos para a população, além de propiciar uma imagem nada apresentável na comunidade do Fumacê. Além disso, a comunidade possui um córrego que também é utilizado como local de lixo que, durante o período de chuva, contribuem para a inundação das casas e espalha o lixo e água contaminada para a população.

A ACIB, por ser associação de base comunitária com referência em trabalhos com questões ambientais e que prima pelo diálogo entre os três setores - Público, Privado e Sociedade Civil – visando amenizar essa problemática, propõe à execução o projeto “Comunidade Verde” que irá desenvolver a educação ambiental na comunidade e em três escolas do Fumacê, com o intuito de sensibilizar o conhecimento, a compreensão sobre o descarte correto dos resíduos e habilidades necessárias para a sustentabilidade da região.

O projeto Comunidade Verde agregar-se-á aos projetos desenvolvidos na comunidade do Fumacê no ano anterior, quais foram: o projeto UNIDOS e o projeto Fortalecendo a Educação. Dessa forma, proporcionando continuidade nas iniciativas já desenvolvidas, o projeto Comunidade Verde é relevante para na comunidade Fumacê, pois, irá revitalizar espaços públicos, promover a limpeza urbana, saúde pública, geração de renda, reaproveitamento de resíduos e redução da quantidade do lixo que iriam aos lixões a céu aberto e aterros sanitários. Ainda, irá aumentar a qualidade de vida dos moradores e auxiliar o poder público na promoção de educação ambiental para a comunidade.