Confabulação

Confabulação

O projeto Confabulação surgiu a partir da necessidade em buscar alternativas de participação e engajamento da juventude quando se trata de questões importantes para a comunidade, bem como a oportunidade de potencializar e aproveitar os próprios espaços para aprendizados e experiências educativas. Utilizando a leitura e as linguagens artísticas, essa necessidade foi minimamente consolidada no ano 2018 com o projeto.

Na primeira edição em 2018, o Projeto Confabulação envolveu 11 comunidades, beneficiou 1.134 crianças, 160 jovens e adolescentes, 1.294 Total de envolvidos diretos, e um total de 1.297 beneficiados indiretos. O projeto teve como resultados alcançados: o processo de catalogação e dinamização de acervo da biblioteca comunitária, atividade essa que continuou em andamento visto que a catalogação é continua; a Biblioteca comunitária em funcionamento com reforma do espaço; foi capacitado 25 educadores / multiplicadores em um curso teórico e prático de 60h/a; houveram 13 participantes voluntários engajados nas ações com as comunidades. Tivemos 10 ações educativas realizadas pelos voluntários na comunidade; 09 ações educativas realizadas em espaços externos à comunidade. Além dos resultados esperados tivemos a aplicação de três novas atividades: a Oficina de Fantoches, em parceria com o projeto Unidos foi realizada oficina de fantoches com a voluntária Thaislane, do grupo de mediadores na Escola Severiano Sousa; a Mediação em Leitura, em parceria com o projeto Unidos foi realizada oficina de mediação em leitura com voluntários do grupo, na Escola Severiano de Sousa; e a apresentação de Contação de História, em parceria com o Projeto Somos Todos Marianas, as voluntárias Thaislane, Ângela e Rayka Vitória, realizaram contação de história em evento natalino.

No ano 2020, a continuidade será mais um desafio. Promovendo ações que proporcionem na qual a juventude seja protagonista em sua própria comunidade através das artes, aproveitando os espaços pertencentes à comunidade e transformando o espaço existente em um Ponto de Cultura Comunitário, com salas de música, teatro e leitura. Troca de saberes, conhecimento e muito aprendizado.

Os resultados da pesquisa indicam que o trabalho com a Contação de história, além de desenvolver o imaginário, possibilita a ampliação do conceito de texto e o conhecimento de tipologias textuais, bem como de aspectos externos/formais e relações de textualidade.

As ações desenvolvidas serão articuladas através de iniciativas por meio do ESPAÇO DE CULTURA COMUNITÁRIO, e do fomento à criação e à capacitação de um grupo de voluntários que possa potencializar os espaços de aprendizado da comunidade, com atividades de incentivo à leitura. O público envolvido com o projeto será: crianças e adolescentes em idade escolar, jovens, professores da comunidade, lideranças comunitárias, pais e responsáveis dos alunos beneficiados.