Ciranda da Educação Jardim São Joaquim

Jardim São Joaquim

A proposta do projeto Ciranda da Educação na Vila Jardim São Joaquim está vinculada aos objetivos do milênio no que concerne a ODS 4 contribuindo para a promoção de uma educação de qualidade, cooperando no processo de ensino aprendizagem e na formação do sujeito social em sua integridade.

O Projeto investe em capacitação de educadores sociais, no engajamento da família e almeja o comprometimento pessoal e coletivo dos pais, crianças e comunidade para o fortalecimento dos laços afetivos. Será abordado temas transversais relacionados à saúde em parceria com a Unidade básica de Saúde da região, à cidadania em parceria com CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, com reuniões, palestras e ações comunitárias sobre: a organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do sistema único de assistência social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidades e risco; orientações para inserção no benefício de prestação continuada; Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e outras atividades da carteira de serviços deste Centro.

A proposta pedagógica visa a formação de cidadãos ativos e participativos, criando meios para que as crianças se desenvolvam em sua autonomia, hábitos, atitudes, valores, princípios éticos e morais. As atividades que serão realizadas na comunidade serão oferecidas no contra turno escolar. Ainda temos em vista fortalecer a relação família conscientizando os pais como agentes fundamentais para o sucesso na educação de seus filhos.

Também literatura e consciência ecológica, apresentaremos as atividades com expressão lúdicas e criativas, promovendo as crianças relacionar-se com a coletividade e consigo mesmo. Além disso, apoiar a adequação do espaço existente cedido pela comunidade em parceria com a Associação de Moradores do Jardim São Joaquim. Com o desafio de estimular as crianças a buscar de novas formas de pensar, de procurar e de selecionar informações, despertando o prazer e as habilidades da escrita, a curiosidade para buscar dados, trocar informações, atiçando o desejo de enriquecer seu diálogo com o conhecimento sobre outras culturas e pessoas.